Técnicas de Argumentação Escrita

Categoria : Curso

 

 

 

Objetivo Geral

Apresentar a estrutura dos textos dissertativos e argumentativos, e fornecer as técnicas necessárias à produção de textos escritos convincentes.

Objetivo Específico

Buscar promover melhorias no desempenho das atividades de elaboração de relatórios e demais documentos oficiais em que se tenha de utilizar a argumentação escrita.

Número de Módulos/ Unidades

4 Unidades (quatro encontros).

Conteúdos

Unidade 1: Início de conversa: gerenciando informação e relação; tipologia textual; condições da argumentação.

Unidade 2: Etapas de construção de um texto argumentativo-dissertativo; diferenças entre fato e opinião; estrutura de um texto argumentativo-dissertativo.

Unidade 3: Técnicas argumentativas.

Unidade 4: Fechando a conversa: reflexões e avaliações finais.

Estratégias

Exposição dialogada (com apoio de vídeos, slides e flip-chart), discussões em grupo e exercícios práticos, individuais e em grupo.

Recursos

Sala, data-show, computador, flip-chart, pincéis atômicos, canetas, crachás, caixa de som, quadro branco com canetas específicas, lista de presença, apostila específica e vídeos.

Avaliação

De Reação (expectativas do aluno, conteúdo, duração, metodologia utilizada, local, atuação do facilitador, participação e aprendizagem).

Público-alvo

Servidores da Prefeitura de Diadema.

Duração Total

16 horas (quatro encontros de 4h cada um).

 

EDAP - Escola Diadema de Administração Pública - Secretaria de Gestão de Pessoas - Prefeitura de Diadema
Rua Oriente Monti, 28, 1º andar, Centro, Diadema, SP, CEP 09910-250 - Telefone: (11) 4053-5246/5249 - E-mail: edap@diadema.sp.gov.br