Técnicas de Argumentação Escrita

Apresentar a estrutura dos textos dissertativos e argumentativos, e fornecer as técnicas necessárias à produção de textos escritos convincentes.

Buscar promover melhorias no desempenho das atividades de elaboração de relatórios e demais documentos oficiais em que se tenha de utilizar a argumentação escrita.

4 Unidades (quatro encontros).

Unidade 1: Início de conversa: gerenciando informação e relação; tipologia textual; condições da argumentação.

Unidade 2: Etapas de construção de um texto argumentativo-dissertativo; diferenças entre fato e opinião; estrutura de um texto argumentativo-dissertativo.

Unidade 3: Técnicas argumentativas.

Unidade 4: Fechando a conversa: reflexões e avaliações finais.

Exposição dialogada (com apoio de vídeos, slides e flip-chart), discussões em grupo e exercícios práticos, individuais e em grupo.

Sala, data-show, computador, flip-chart, pincéis atômicos, canetas, crachás, caixa de som, quadro branco com canetas específicas, lista de presença, apostila específica e vídeos.

16 horas (quatro encontros de 4h cada um).