Inclusão Digital

Categoria : Cursos Informática

Noções básicas de computação. Sistema Windows, digitação, sites de busca na internet, utilização de e-mails, bloco de notas, paint etc.

Carga Horária: 15h divididas em 5 encontros, das 08:30h às 11:30h.

bjetivo Geral

Auxiliar e melhorar o desempenho dos servidores da Prefeitura de Diadema no uso dos computadores.

Apresentar noções básicas de computação.

5 Unidades (encontros).

1° Encontro: Parte I – Apresentar as peças do micro (teclado, mouse, CPU etc.); ligar e desligar o computador; abrir e fechar telas (sessão de trabalho). Ex.: abrir e fechar bloco de notas; usar as funções minimizar e restaurar; selecionar palavras; abrir programas através do comando “Iniciar”.  Parte II – Exercício para melhor manuseio do mouse por meio do programa Paint.

2° Encontro: Parte I – Personalização da área de trabalho. Ex: Tema, Proteção de Tela etc. Abertura de janelas e programas; Trabalhando com a barra de rolagem vertical e horizontal.  Parte II – Exercício para melhor manuseio do mouse através de desenhos no Paint.

3° Encontro: Apresentação / Funções do teclado e exercício de digitação através de programa instalado no computador.

4° Encontro: Parte I – Criar pastas, selecionar pastas e arquivos, renomear e excluir pastas e arquivos.
Parte II – Exercício de digitação através de programa instalado no computador.

5° Encontro: Prática de digitação através de ditados; e salvar documentos.

6° Encontro: Prática de digitação através de ditados; exercícios de salvar documentos, excluir documentos e pastas, renomear arquivos e pastas; acessar a internet.

7° Encontro: Prática de acesso à internet; pesquisas na rede: Google mapas, pesquisa de preços etc.

8° Encontro: Prática de acesso à internet, cadastramento e consulta ao site de Nota Fiscal paulista e utilização de e-mail.

Exposição dialogada, com apoio de data-showflip-chart e computador.

Sala, data-show, computador, flip-chart, pincéis atômicos, apostila, canetas, crachás, quadro branco com canetas específicas, lista de presença.

De Reação (expectativas do servidor, conteúdo, duração, metodologia utilizada, local, atuação do facilitador, participação e aprendizagem).

15 horas (5 encontros de 3h cada um).