Como Escrever Projetos para Captação de Recursos - Módulo II

Categoria : Oficina

Como Escrever Projetos para Captação de Recursos - Módulo II

Oferecer ao participante os instrumentos necessários para a elaboração e o desenvolvimento de projetos, com ênfase na captação de recursos mediante convênios.

Utilizar os recursos da comunicação escrita como instrumento eficaz para o alcance da competência emescrever o projeto de forma clara, coesa e consistente, a fim de buscar parcerias e financiamentos, sobretudo mediante convênios.

2 Unidades (dois encontros).

Unidade 1: Escrevendo o projeto definido: histórico e experiência da Instituição Proponentee da Executora do projeto; justificativas; importância e relevância do projeto; objetivos, metas e cronograma de execução de ações/atividades.

Unidade 2: Escrevendo o projeto definido: metodologia; avaliação e sustentabilidade do projeto; monitoramento e avaliação do projeto; divulgação de resultados; e orçamento físico-financeiro.

Exposição dialogada (com apoio de slides e flip-chart), discussões em grupo e exercícios práticos, individuais e em grupo.

Sala, datashow, computador, flip-chart, pincéis atômicos, canetas, crachás, caixa de som, quadro branco com canetas específicas, lista de presença e apostila específica.

Avaliações

1ª)De Reação (expectativas do aluno, conteúdo, duração, metodologia utilizada, local, atuação do facilitador, participação e aprendizagem).

2ª)Impacto do Treinamento no Trabalho (resultados obtidos para a Prefeitura ou para a autarquia municipal, tendo como indicadores os projetos elaborados e aprovados depois da capacitação).

Servidores da Prefeitura de Diadema e funcionários das autarquias municipais.

8 horas (dois encontros de 4h cada um).