Curso Básico de Mediação de Conflitos

Curso Básico de Mediação de Conflitos

Capacitar profissionais do serviço público municipal de Diadema para lidar, de forma pacífica, flexível, democrática e com empatia, com situações de conflito, de maneira que possam tornar-se multiplicadores(as) das técnicas da mediação de conflitos e construtores(as) de uma cultura de paz.

Melhorar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas envolvidas em um conflito, através da facilitação do(a) mediador(a), que controla o processo de comunicação de forma imparcial, cordial e confidencial, garantindo a igualdade, o respeito e a justiça durante o processo de negociação, em busca da construção de um acordo entre as partes.

Duas Unidades (dois encontros)

1º Encontro

1.   Abertura.

2.   Apresentação do curso.

3.   Regras de convivência.

4.   Integração da turma.

5.   Conflitos: conceito, tipos de conflito, causas e possibilidades.

6.   Respostas para o conflito: violência, indiferença e comunicação.

7.   Mediação de conflitos: conceito, tipos, princípios, objetivos, etapas e legislação.

8.   Mediador(a) de conflitos: papel, princípios e código de ética.

2º Encontro

1.    O processo de mediação de conflitos.

2.    Mediação passo a passo.

3.    Técnicas para mediação de conflitos.

4.    Psicodrama: escrevendo e mediando um conflito.

5.    Avaliação.

6.    Entrega de certificado.

Exposição dialogada (com apoio de vídeos, slides e flip-chart), discussões em grupo e dinâmicas de grupo.

Sala, datashow, computador, flip-chart, pincéis atômicos, canetas, crachás, caixa de som, quadro branco com canetas específicas, lista de presença e apostila específica.

8 horas (dois encontros de 4h cada um).