Estratégias de Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos

Apresentar estratégias de aprender conteúdos e desenvolver capacidades pessoais e profissionais mediante a leitura, compreensão e interpretação de textos.

Buscar promover melhorias nas atividades de comunicação do servidor pelo aprimoramento da capacitação do ato de ler, compreender e interpretar textos.

2 Unidades (dois encontros).

Unidade 1: As habilidades básicas da comunicação; o ato e o hábito da leitura; as finalidades da leitura; a leitura como atividades interativas; leitura e compreensão de textos técnico-informativos, literários e acadêmico.

Unidade 2: Estratégias de leitura, compreensão e interpretação de textos.

Exposição dialogada (com apoio de vídeos, slides e flip-chart), discussões em grupo e exercícios práticos, individuais e em grupo.

Sala, data-show, computador, flip-chart, pincéis atômicos, canetas, crachás, caixa de som, quadro branco com canetas específicas, lista de presença, apostila específica e vídeos.

7 horas (dois encontros de 3h30 cada um).