Construção de Texto e Redação Oficial

Apresentar os elementos necessários à construção de um bom texto (clareza, coesão, concisão e correção gramatical) e identificar as características próprias da redação oficial (memorandos, ofícios, atas e relatórios) são os objetivos deste curso.
Carga Horária: 18 horas divididas em seis encontros de 3h.

Apresentar os elementos essenciais de construção de um texto impessoal, objetivo, claro, conciso e correto, e identificar as características próprias da redação oficial (memorandos, ofícios, atas e relatórios)

Melhorar o desempenho dos servidores nas atividades de elaboração e produção de documentos oficiais da Prefeitura de Diadema.

6 Unidades (seis encontros).

Unidade 1: Comunicação, linguagens da comunicação, níveis de linguagem e gramáticas.

Unidade 2: Artifícios para obter clareza, concisão e impessoalidade.

Unidade 3: Artifícios para obter precisão e correção (harmonia).

Unidade 4: Artifícios para obter correção (aspectos gramaticais).

Unidade 5: Redação oficial: pronomes de tratamento e elaboração de memorandos e ofícios.

Unidade 6: Redação oficial: elaboração de atas e relatórios.

Exposição dialogada (com apoio de vídeos, slidese flip-chart), discussões em grupo e exercícios práticos, individuais e em grupo.

Sala, data-show, computador, flip-chart, pincéis atômicos, canetas, crachás, caixa de som, quadro branco com canetas específicas, lista de presença, apostila específica e vídeos.

18 horas (seis encontros de 3h cada um).